sexta-feira, 26 de junho de 2009

REFLEXÃO SOBRE O PROGRESSO DA ALMA

by: dv

Logo a primeira palavra nos remete para o que será e aí medito.

Ao perguntaras o que é, não te consigo responder.

Só consigo sentir, que é um caminho, a forma de imergirmos em nós.

Ou caminhos mais ou menos longos, que temos de percorrer.

É um processo sem regresso, sem paragens ou retrocessos.

Assim que se enceta, não tem volta.

Só tem é a revolta de não se conseguir encontrar, chegar e entrar

Por outros e mais outros, até poder encontrar.

O quê? Também não sei, só sinto!

Que é imenso, intenso, que existe e é real, não tenho dúvidas.

É lá que ela se encontra, se define, se conhece e até esquece

Onde está. Num corpo apenas, que não lhe obedece,

Não corresponde ao que precisa, mas que não deixa de ser a ponte.

Entre o caminho e a fonte,

Onde só se consegue beber aos poucos dessa imensidão.

Mas enquanto se percorrem os caminhos, avançamos e reflectimos,

Que nem sempre o progresso é, o que pensávamos.

É uma estrada longa, solitária,

Onde por vezes aparecem outros caminhantes,

Que se aproximam ofegantes, talvez em busca de companhia,

Ou sabedoria, ou informação para conforto e confirmação

De qual a direcção. Mesmo sós, acompanham-se e iluminam-se,

Pois nesta insustentável vida terrena a alma é grande demais

E eu sinto-me tão pequena, diminuída perante ela,

Esmagada pelo seu peso que me tenta levantar.

Contradição? Não, apenas pequenez perante ela,

Que no entanto me conforta e ajuda a resignar,

Perante a minha incapacidade e incute-me a vontade de continuar.

De nunca desistir de percorrer os caminhos,

Mesmo que não tenha certezas se o serão, não passando de atalhos.

Mas o que importa é que me levem até Ela, porque é a recompensa.

Mas é assim…são os retalhos de cada retalho, que nos fazem progredir,

Andar, aprender, evoluir e encontrar nesta vida, os acessos,

Retalhos, luzes e forças para poder no final

Fazer o Manto de Retalhos, que se chama Vida a preencher.

Dina Ventura 26 de Junho de 2009





3 comentários:

  1. Acho,tentares sempre explicar de uma forma razoável,o lado idêntico, ao parecido
    e contrário
    daquilo que até agora conheceste
    apesar de imaginar que sejas uma pessoa extraordinária.
    Aquilo que sentes,
    sentes que não é daqui,que aqui não encaixa
    e procuras,procuras..;
    Por isso...,procuras!

    (interessante,esta palavra "procuras",pelo facto de a repetir,criando-se-me um espaço em branco na mente,que me impele a desfazer as palavras perfeitas para me "pró-curar" d´elas )

    ResponderEliminar
  2. E não é daqui porque se fosse, não tinha entrado e não sairia. Podes ter a ceteza. e quem não a tem é que está perdido, procurar sempre é a única forma de encontrar. DV

    ResponderEliminar
  3. Perdido..!!! ,como assim ?
    Quem não ganha...,perde!
    Mesmo não querendo "jogar".

    J.E.

    ResponderEliminar