sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

DESILUSÃO

Nada de grave acontece, nem se entra em decadência.
Nela, apenas se dissolve o que não presta e é enganador.
São desenganados os sentimentos e a inteligência.
Troca-se as voltas à aparência, vendo-se a realidade e seus danos,
Deixando de ver nas quimeras o alimento da alma.
E deixa-se o efémero partir levando com ele os enganos.
Olha-se o prestidigitador de frente, como ele é e o que emana:
Apenas o engano de si mesmo, que leva os outros à ilusão.
Hábil no manejo, assentando na destreza e a outros auxílios recorre,
Para conseguir mostrar com firmeza, no que é rico sendo pobre.
Da palavra faz a arma que conduz à distracção,
Leva a ver o que não é, para lhe alimentar o coração.
Há que enfrentar a ilusão.
Deixar de ser iluso e enfrentar o ilusor, sofrendo pela desilusão.
Tomando rumo melhor, chegará à conclusão:
A sinceridade é do tamanho que cada um lhe dá,
Podendo não ser sincero, até mentira será.

Dina Ventura 25 de Fevereiro 2010

11 comentários:

  1. Interessante o poema sobre a desilusão.

    Bem certo e adaptando-se aos dias de hoje e às relações interpessoais.

    Não será uma crítica negativa, geral. No entanto o mundo dos blogues e das palavras também cria um certo tipo de ilusão, do alimentar de sonhos.

    Quando estas fantasias se prolongam no tempo, alimentam o ego pouco prevenidos e destroem a possibilidade de se viver no campo difícil da realidade.
    Todos corremos atrás de sonhos e quando nos deparamos com o mundo frio e a existência problemática das pessoas, nem sempre estamos preparados para acordar da alienação em que nos encontramos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. "Regatos..." Adorei este poema, é brilhante na forma como traduz a realidade dos tempos, a vida e as relações, Dina. Luto pelo contrário a toda a hora... aqui, na Vida...todos os dias. Prefiro encontrar a essência das coisas, das pessoas...sabendo que vou encontrar coisas boas e coisas más...(afinal é de todas elas que somos feitos...sem excepção) e depois pondero, se quero ou não aceitar mais um desafio proporcionado por cada pessoa nova que conheço e se quero ou não continuar. Sou uma pessoa optimista e tenho por regra dar oportunidades, às pessoas, à Vida e a mim mesma..., sendo que às vezes sou obrigada a desistir(porque os próprios não querem)...e aí não há nada a fazer, senão esperar que mudem de ideias...Esta forma de comunicação (conforme refere Paula no seu comment)efectivamente, cria ilusões, faz-nos construir muitas vezes imagens erradas disto, daquilo, de tudo...mas temos sempre a possibilidade de "tirar a limpo" travando conhecimento pessoalmente. E, aí logo se vê...às vezes leva tempo...mas, acabamos um dia por chegar a uma qualq. conclusão.Umas vezes ficamos desiludidos, outras vezes ficamos mais ricos...e eu prefiro ter esta imagem. Cada pessoa é um mundo por descobrir...e isso para o bem e para o mal é fantástico...apesar de tudo o resto.

    Adorei. Poderia ter levado as minhas considerações sobre o seu poema, para órbitras mais abrangentes, mais globais, mas preferi sintonizar nas relações de toda a espécie que estabelecemos uns com os outros, todos os dias.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Uma desilusão muito sentida,e transcrita por palavras mágicas de forma ímpar,como é teu apanágio!E não é que com um registo completamente diferente,tenho uma desilusão algo parecida no "outro lado"!

    Bj*

    ResponderEliminar
  4. sempre preferível a sinceridade, a verdade, por muito desencanto que traga.

    bjo.

    ResponderEliminar
  5. Um texto muito interessante e cheio de sentimento. Gostei de ler e de mergulhar no encanto deste teu espaço.

    Parabéns
    Luis

    ResponderEliminar
  6. A minha formadora Sónia Robalo,aconselhou-me a vir visitá-la,gostei mas não deixo de dar os parabéns à Paula porque tenho exactamente a mesma opinião dela.
    "O sonho não comanda a vida",não estou com isto a dizer que não é bom sonhar ,conforme o sonho,de vez em quando torna-se pesadelo e por experiência própria os SONHADORES tornam-se insatisfeitos e revoltados.
    Já agora para os sonhadores,continuem e FAÇAM O FAVOR DE SEREM FELIZES.

    ResponderEliminar
  7. ««mini--spam»»

    Desaparecer por desaparecer... mais vale vender... do que ser comido por parvo-à-Servia e desaparecer à borla!


    ---> Bye, bye Portugal, Espanha, França, etc...
    ---> É uma 'situação natural' - a História sempre foi assim: em virtude de migrações... a nova população não se revê na Identidade Nativa... e então... depois surgem novas identidades...
    ---> No Kosovo aconteceu uma 'situação natural': aqueles que estão numa corrida demográfica (pelo controlo de novos territórios) comeram os sérvios por parvos... e a antiga identidade 'DESAPARECEU' À BORLA! Analogamente, afectadas por uma nova população - que não se revê na Identidade Nativa - será uma 'situação natural' o desmantelamento de muitas Identidades que, por enquanto, ainda andam por aí...


    ---> A população nativa portuguesa está a definhar... e (só os parvos-à-Sérvia é que não vêem isso)... o país está condenado a desaparecer.
    ---> MAIS VALE VENDER O PAÍS, por exemplo, à China... do que, comidos como parvos-à- Sérvia, entregar o país à borla aos futuros novos dominadores da demografia desta região do planeta.
    [nota: os Russos venderam o Alasca aos Norte-Americanos, e agora fala-se da Grécia...]



    ANEXO:
    Todos Diferentes! Todos Iguais!
    TODOS os povos - quer os de maior, quer os de menor, rendimento demográfico - devem possuir o Direito de ter o SEU espaço no planeta!
    Concluindo: antes que seja tarde demais, há que mobilizar, para um separatismo, aquela minoria de europeus que possui disponibilidade emocional para abraçar um projecto de Luta pela Sobrevivência...

    ResponderEliminar
  8. Obrigada a todos. O que não estou, em absoluto, é alienada e sim Paula O SONHO COMANDA A VIDA, e nada tem a ver com a canção ou poema, tem a ver com a capacidade de raciocinar, desenvolver a mente e o espírito. Só dessa forma se consegue ultrapassar e Viver de verdade a realidade, pois sem ele não haveria o motor da vida ou seja a motivação e a vontade de lutar, vencer e criar. Abraço a todso e grata pela visita até a quem aqui veio para colocar apenas o seu Panfleto, pois todos temos o direito de sonhar.

    ResponderEliminar
  9. Voltei a mergulhar no teu mundo e ler mais um pouco do que aqui deixas... belas são as palavras, escritas pelo olhar de sentimento de quem as liberta.

    Com amizade
    Luis

    ResponderEliminar
  10. Digo do corpo digno inteligente activo.
    Um beijo

    ResponderEliminar