sábado, 11 de abril de 2009

LIBERDADE - TRISTE

Sábado véspera de Páscoa. Aguardo. Enquanto o faço penso nos sentimentos e emoções de quem está privado da liberdade.
Entre quatro paredes de uma cela ou dentro do seu próprio corpo. Tento e não consigo imaginar o que vai na cabeça de quem está nessa situação. Pensará na família? No Domingo de Páscoa? Sentirá que está ali injustamente ou simplesmente, antes ali do que num local pior ainda? Questionará o porquê de estar? O que teria feito de diferente para que isso não ocorresse, ou nem pensará em tal?
Ao ter estes pensamentos sinto-me aprisionada em mim. Que fazer para me libertar? Deixar de pensar no assunto ou tentar entender os porquês? Mas fazendo-o não será tentar aliviar o mau estar que causa? É uma situação para alguns por demais vivida e para outros algo que de tão novo, desconhecido e distante mais parece irreal. Há medida que vamos vivendo as situações, apesar de serem as mesmas, tornam-se mais compreensíveis, mesmo que não aceites. Mas que fazer? Há que aguardar, fazer o que se sente ser possível e simplesmente estar aqui, a aguardar a hora da visita e repensar o que é a liberdade, com tristeza!

TRISTEZA O QUE É?
Cavalo morto em liberdade.
Floresta virgem queimada pelas chamas.
Abraços bem fortes na despedida.
Olhos que vEêm o que vai no mundo. Olhos cegos para o que existe!
Crianças sorrindo à esmola dada. Velhos chorando os dias passados.
Mãe limpando as lágrimas pelo que perdeu.
Campos abertos cercados de arame. Cidades abertas fechadas para o Mundo.
Casas brilhando sob o fogo das armas.
Riqueza pobre de um rico qualquer.Trabalho esforçado dum preso à vida.
Morte natural sem esperança de Vida. Vida morta duma forma natural.
Tristeza triste de não saber o que é Tristeza. (in nas asas do vento encontrei Orixá)

6 comentários:

  1. 2 Co 7:7; ...a tristeza segundo Deus opera arrependimento, para a salvação...
    http://wwwjosemalm.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. grata pelo comentário.7:7 E não somente com a sua vinda, mas também pela consolação com que foi consolado por vós, constando-nos as vossas saudades, o vosso choro, o vosso zelo por mim, de maneira que muito me regozijei.
    Visitei o seu blog e voltarei mais vezes.
    Verdadeiramente a opressão de qq tipo faz endoidecer até o sábio...porque a tristeza corrompe o coração. Foi ler, não sabia de cor. obrigada por me ter guiado a isso. Dina

    ResponderEliminar
  3. ola minha querida este poema de liberdade-triste é muito interessante, mas para mim representa dois opostos, ou seja sinto-me uma pessoa livre, ou melhor não estou presa a coisas materiais,mas estou preza a sentimentos, saudades de momentos vividos intensamente.apesar de ser livre estou triste por vezes pois tais sentimentos não despovoam o meu coração e apesar de terem sido bons, agora machucam-me um pouco, pois foram-se na carne mas não no coração , e por vezes podem ser fatais para impedir que continuemos a viver ou melhor, não se libertam incrustaram-se de tal maneira , não saem, estão colados.Afinal pergunto-me o que é a liberdade???Existira Liberdade????,Mas, as vezes gostaria de por um momento ser livre como um passaro e naquele momento não ter bagagem, ser um simples passaro que voa sem direcção que explora o horizonte sem reservas e não busca nada em concreto temta so voar,complicado!!!!!ja esta confuso Aposto e em relação a tristeza todos temos que passar por ela e passamos diariamente como descreves no simples facto das desiguladades da vida , numa simples criança que pede na rua, é impossivel ser indiferente a essa tristeza e porque não falta de liberdade , em que algumas pessoas são obrigadas a pedir quase que permissão para viver pedindo esmola pois de outro modo era imposivel, viver.Enfim Tudo volta ao mesmo temos que sonhar sempre.um beijinho grande e espero não estar a dizer muitas asneiras ups. Monica Silva

    ResponderEliminar
  4. vou postar um poema sobre a liberdade em especial para ti. aguarda ok? Bjs Dina V. Nunca é demais o que se escreve pois assim fala o coração.

    ResponderEliminar
  5. Belos temas...de discussão universal,de sentir na pele e no espirito por todos!A tristeza é um sentimento comum a todos os seres vivos!Quanto à minha filosofia de vida ela faz parte de tudo o que foi criado,cabe a cada um encontrar uma luz que a ilumine e a torne mais leve...Liberdade:A vida tem as suas grades...Não somos livres... estamos cá com uma tarefa,e há que saber cumpri-la. Amar a todos sem distinção,Amor implica muitos outros sentimentos:respeito,igualdade,e um que considero fundamental,"humildade"pena é que o ser humano esteja cada vez mais desumanizado...O homem escolheu o caminho errado,e todos sem excessão irão pagar por isso.Deveriamos ter sempre presente a lei da causa/efeito e seria tudo mais fácil.Um beijo e obg por esses temas expostos de alguma forma poetica,em meu entender claro...vale o que vale a minha opinião,mas aqui entra a liberdade de expressão a que todos deveriam ter direito.

    ResponderEliminar
  6. A liberdade é uma energia dificil de compreender;é, sobretudo,dificil de perceber que a maior liberdade é a interior e que essa poderemos tê-la mesmo dentro da prisão mais severa.
    Beijinhos Alice

    ResponderEliminar