segunda-feira, 15 de novembro de 2010

SOFRIMENTOS E CAUSAS


Causas
Razões
Emoções
O que faz com que exista
Não é efeito sem causa
Sendo causa primária
Não há para além dela
Outra coisa
As secundárias precedem-na
E
As causas finais
As que pelas quais
Se supõe
Que cada coisa foi feita no Universo.
Assim
Foi determinado um conhecimento
O que produziu uma razão
Uma deslocação
E lá
No lugar de encontro da causa
Se falou
Se concordou
Em que a força está na razão
E a razão na união
Que poderá salvar
Seres que não se defendem
Das garras do invisível.
Estudo atenta e questiono
Porque estou aqui?
Porque são assim?
Os olhos pousam
Numa imagem de ternura
Da mãe que amamenta a filha
Enquanto defende
O que nós chamaríamos cria
Que não deixa de ser um filho
De outro ser que será mãe
E que perante a injustiça do homem
Só suplica
Sem pedir a ninguém
Que a salvem
Porque ela não consegue.
Desesperada procura abrigo
Na casa onde todos suplicam
Pede ajuda do divino
E aí sofreu castigo
Foi espancada
Banida da casa santa
Porque não é gente
Nem fala
E agora chora
Por ter perdido os seus filhos
Por lhe serem infligidos castigos
Que ela não compreende.
E quem poder ajudar
De graça e sem pagamento
É porque sentiu o apelar
De quem tem sofrimento.

Dina Ventura – “Only me” – Novembro de 2010

2 comentários:

  1. Para mim, como causa ou efeito, feito está, e digo:
    "Estou feito ao bife".
    Volto e rovolto, mas não me revolto. Sofro a minha punição, com prazer sado..., com desespero de esperar cada poema, cada post, desconcentrando-me de tantos outros assuntos que tenho de viver, correr, de estudar.
    "Que poderá salvar
    Seres que não se defendem
    Das garras do invisível"
    ....
    Tão indefeso estou, que volto, volto, volto sempre...
    a este sítio que, para mim, é como se fosse "Um Campo de Concentração". De tal modo eu estou preso "nele".
    ....
    O meu bem haja...
    Por me conseguir "prender" desse modo

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que se sente preso a este canto de liberdade. Bem-haja é um prazer tê-lo aqui.

    ResponderEliminar