terça-feira, 7 de abril de 2009

Arte e espiritualidade

Porque escrever sobre este tema?
Porque o mundo anda tão perdido como neste momento o meu. Para mim, é uma das formas de fugir dele entrando em mim.
Primeira parte
Espero que gostem pois apesar de escrever porque gosto e sinto, a partir do momento em que o mostro, é com a intenção de que alguém também goste ou possa tirar algo positivo do que lê. Vou fazer a ligação entre estas duas palavras. Há quem defenda que espiritualidade não é uma arte e sim um estado de alma, uma filosofia de vida ou um entendimento entre o ser humano e algo que o transcende, e por outro lado a arte, depende do que pode ser visto e é humana. Muito bem também concordo, mas não consigo dissociar as duas. Porque apesar de mesmo que a mensagem contida no trabalho artístico, seja ele de que tipo for, possa estar ligado ao espiritual não deixa de ser visto, ou ouvido e também faz parte de um estado de espírito ou de emoções que se querem passar e passam, se não for feito de uma forma superficial e material apenas. Assim penso que a forma mais bonita e correcta será não as separar e sim torná-las amigas inseparáveis, que comungam da mesma fonte, a alma, o crescimento, a dádiva, a verdade e o dar a conhecer-se. Numa e noutra apesar de a verdade ser apenas uma, a forma de se chegar lá é que pode variar. Na arte uma vez transmitida, o valor e a interpretação, fogem muitas vezes, da ideia de quem as cria, pois cada interpretação dá lugar aos princípios e sentires de cada um. Cada um vê e sente como quer. Assim é com a espiritualidade, cada um é livre de escolher o caminho que deseja para chegar ao que acredita, sem no entanto se desviar da Verdade única. O que interessa é que a mensagem que se deseja passar vá tocar no intimo das pessoas, dando possibilidade de buscar em si mesmas muitas respostas que por vezes nem buscariam ou questionariam.
Sendo a Arte uma forma de expressão ou habilidade de fazer algo, quando se fala sobre ela, encerra sempre uma vertente mística que nos faz mergulhar na alma. Isso é normal, pois cada artista retrata sempre de forma profunda como vê a realidade. É como se visse a alma do mundo e das coisas. Vê para além, retrata a emanação do Ser e da essência espiritual. Falar sobre arte é sempre uma redescoberta, falando daquela que toca a nossa essência, espelhando a centelha da beleza espiritual que existe em cada um de nós.
Os chamados grandes artistas, provam que a sensibilidade, aliada ao talento e com muito trabalho torna possível dizer o indizível e alcançar o inalcançável. É um trabalho por vezes árduo mas que se torna o espelho da própria busca do ser. É a meditação e a contemplação de determinadas coisas, bem simples por vezes, que nos fazem ver muito para além do que poderíamos imaginar.
A arte como actividade humana, técnica ou habilidade, é geralmente entendida como uma actividade ligada à estética e às grandes obras de arte. Também acho, mas não é isso que nos fará menos artistas, por não fazermos parte dessa lista grandiosa. Importa sim que sejamos grandiosos na arte que fazemos e transmitimos, a cada pequeno acto das nossas vidas e em cada dádiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário